Professor Rodrigo Viana 
Criar uma Loja Virtual Grátis




Partilhe esta Página




Total de visitas: 58773
Isolamento Social
Isolamento Social

ISOLAMENTO SOCIAL

 

     O isolamento social é um tipo de categoria sociológica que tenta estudar fenômenos onde grupos ou indivíduos são – voluntária ou obrigatoriamente – banidos do convívio com determinados grupos ou pessoas. Muitas vezes, esse tipo de fenômeno envolve a ação de grupos munidos de poder econômico e políticos interessados em evitar o contato com determinadas parcelas da sociedade, alegando “superioridade” em relação às demais.
     Nesse quesito fica claro que o preconceito se torna um dado fundamental para que possamos compreender muitas das situações onde o chamado isolamento social ocorre. Um dos mais conhecidos exemplos desse tipo de situação aconteceu durante os anos em que Adolf Hitler liderou o Estado Nazista Alemão. Alegando a necessidade de manutenção de uma “raça pura” alemã, a raça ariana, e o expurgo dos “traidores e indolentes” judeus, o governo nazista isolou essa população nos campos de concentração.
     Atualmente, a questão do isolamento social pode ser percebida nos projetos de ocupação e desenvolvimento dos espaços urbanos de diversas cidades. A população menos favorecida é forçada, principalmente mediante os fenômenos de especulação imobiliária, a morar em regiões onde o acesso e a infra-estrutura são bastante precários. Em contrapartida, regiões nobres da cidade são dotadas de toda uma gama de facilidades e benefícios provenientes da própria administração pública.
     Em âmbito individual, o fenômeno do isolamento pode acontecer por razões de ordem estrutural e psicológica. A falta de tempo e a expansão dos meios de comunicação são elementos que impelem o homem a restringir significativamente o contato direto com outras pessoas. Em outros casos, traumas pessoais ou a imposição de rígidos padrões de comportamento faz com que muitos se isolem por conta da frustrante sensação de não se conformar aos paradigmas da sociedade a qual pertencem.
     As manifestações de isolamento social podem ter conseqüências nos mais diferenciados âmbitos. A exclusão individual pode fazer com que alguém se sinta acuado a ponto de atentar contra a própria vida ou realizar manifestações de violência gratuita com outras pessoas. Além disso, a exclusão de grandes contingentes pode proporcionar a ocorrência de revoluções, guerras civis ou movimentos que vão contra as imposições de algum tipo de isolamento social.